O Jogo ao Vivo

Grécia

Grécia reuniu condições para novo resgate

Grécia reuniu condições para novo resgate

O presidente do Eurogrupo, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, declarou que a Grécia cumpriu as condições pedidas para receber um novo resgate financeiro.

"A Grécia implementou todas as medidas pedidas, as coisas estão a progredir bem", declarou Jean-Claude Juncker em Bruxelas no final de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro e momentos antes do arranque do Conselho Europeu que decorre na capital belga entre hoje e sexta-feira.

Na declaração final da reunião, Juncker disse que o Eurogrupo espera uma elevada participação dos credores privados na troca da dívida grega, e notou ainda que uma "rigorosa implementação" do novo programa de ajuda externa servirá de "base para colocar as finanças públicas e a economia da Grécia" de regresso a um "caminho sustentável".

"Os ministros [das Finanças] constataram com satisfação que a Grécia comprometeu-se a decisivas e rápidas ações legislativas nas áreas de consolidação orçamental, da administração fiscal, na reforma das pensões, na regulamentação do setor financeiro e na supervisão e incentivo de reformas estruturais", aponta o presidente do Eurogrupo.

A reunião do Eurogrupo fez hoje um primeiro ponto da situação sobre as reformas exigidas à Grécia em troca do segundo pacote de ajuda, de 130 mil milhões de euros, e de um perdão parcial da dívida.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG