Economia

Greve em França leva ao cancelamento de quase 100 voos em Portugal

Greve em França leva ao cancelamento de quase 100 voos em Portugal

Perto de 100 voos já foram cancelados nos aeroportos portugueses, devido à greve dos controladores aéreos franceses. Este protesto, que começou na terça-feira, está previsto prolongar-se até domingo.

Na quarta-feira, no Aeroporto Sá Carneiro, as filas nos balcões de vendas pareciam não ter fim. Centenas de pessoas tentavam remarcar as datas das viagens agendadas.

Manuel Marinho foi um dos afetados pela greve. Com voo marcado para ontem, para a Bélgica, só quando chegou ao aeroporto é que soube que tinha sido cancelado. "Amanhã (esta quinta-feira), tenho de ser internado. Não me mandaram nenhum mail a falar da anulação do voo e não apresentam soluções para este problema", explicou.

Mas nem só a anulação de voos causa transtorno no aeroporto do Porto. Joaquim Salgado tinha viagem marcada, na quarta-feira, para Paris e acabou por ficar em terra, porque as portas fecharam mais cedo do que o previsto. "Eles disseram que chamaram o meu nome, mas não se consegue ouvir nada, está uma confusão, mal dá para manter uma conversa", reclama. O seguro não resolveu o problema e Joaquim teve de comprar outro bilhete para esta quinta-feira.

Os controladores aéreos franceses estão a protestar contra o projeto SESAR da UE, que inclui a medida do Céu Único Europeu. Os sindicatos franceses temem que, com a aplicação deste projeto, os trabalhadores sejam despedidos devido à centralização das funções.

Em Lisboa, também houve greve na Groundforce.