A circulação da CP só estará normalizada esta tarde de sexta-feira, depois da greve geral de quinta-feira, terminada à meia-noite, mas no Metropolitano de Lisboa já está restabelecida desde as 6.30 horas.
Segundo informação da CP, os comboios ainda terão algumas perturbações de horários durante a manhã desta sexta-feira, ficando a circulação normalizada apenas ao início da tarde, altura em que se iniciam novos turnos dos trabalhadores.
Por seu turno, o Metro já começou a circular normalmente às 06:30, hora a que terminaram os turnos iniciados antes da meia-noite.
Na quinta-feira, os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de transportes públicos apontavam para uma adesão à greve geral na ordem dos 70 a 100%.
Segundo disse na quinta-feira o coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), os comboios da CP, CP Carga e Metropolitano de Lisboa estiveram parados, com a totalidade dos trabalhadores em greve.
Esta foi a oitava greve geral convocada pela CGTP - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses. O protesto surge contra o agravamento da legislação laboral, o aumento do desemprego, o aumento do empobrecimento e as sucessivas medidas de austeridade, acontecendo quatro meses após a última greve geral.
Desta vez, a UGT não se junta ao protesto, ao contrário do que aconteceu a 24 de novembro de 2011 e de 2010, porque a central sindical liderada por João Proença assinou o acordo para a Competitividade, o Crescimento e o Emprego que está na origem da revisão da legislação laboral.