Economia

Idade mínima para a reforma poderá passar já para os 67 anos

Idade mínima para a reforma poderá passar já para os 67 anos

A idade da reforma pode passar, já este ano, para os 67 anos. A medida estará a ser ponderada por Vítor Gaspar, que se prepara para cortar 600 milhões de euros à despesa do Estado.

A intenção do Governo em aumentar a idade mínima da reforma dos 65 para os 67 anos poderá avançar já este ano, noticia TSF. Segundo aquela rádio, algumas prestações sociais ou subsídios podem também sofrer cortes.

São medidas ponderadas para cortar na despesa do Estado e compensar parte dos 1326 milhões de euros que as Finanças perdem com o acórdão do tribunal Constitucional, que vetou os cortes dos subsídios de férias aos funcionários públicos.

À TSF, o antigo ministro do trabalho do Governo do PS, Vieira da Silva, disse que alterar a idade da reforma para os 67 anos vai aumentar o desemprego, sobretudo entre os mais novos.

Considerando "uma má opção" e "um caminho que não se justifica", Vieira da Silva sustenta que o aumento da idade da reforma não fazia parte do acordo firmado com a "troika".

O presidente da Confederação da Indústria de Portugal, António Saraiva, concorda que o aumento da idade da reforma será um obstáculo à entrada dos jovens no mercado de trabalho.