Austeridade

Imprensa internacional destaca preferência de Portugal por "saída limpa"

Imprensa internacional destaca preferência de Portugal por "saída limpa"

O fim do programa de ajuda financeira internacional a Portugal é, esta segunda-feira, notícia em vários jornais da Imprensa internacional, que destacam a decisão do Governo de adotar uma "saída limpa" semelhante à da Irlanda.

"Portugal vai seguir o exemplo da Irlanda e sair do resgate sem linha de crédito", escreve o "Irish Times", na sua página online.

Também os jornais espanhóis referem o anúncio de domingo do primeiro-ministro Passos Coelho, com o "El País" a escrever, na primeira página, que "Portugal sairá do resgate financeiro sem mais ajudas". O mesmo jornal recorda, no entanto, o alerta do FMI, que avisou que Lisboa enfrenta "incertezas e desafios".

O "El Mundo" cita Passos Coelho, escrevendo em título: "No próximo 17 de maio terá terminado o resgate".

"Portugal voltará a olhar os seus parceiros europeus com igualdade" é outra citação do primeiro-ministro português que o "El Mundo" destaca.

Os jornais alemães, como o "Die Welt" e o "Frankfurter Allgemeine" referem também o anúncio de Lisboa, com este último a escrever que, depois da Irlanda e de Espanha, Lisboa atreve-se agora a uma "saída limpa" do programa de resgate.

"Portugal optou por uma 'saída limpa' do programa de resgate, seguindo o exemplo da Irlanda no ano passado", escreve por seu lado o "New York Times", sublinhando que "Lisboa não vai pedir crédito de precaução".

PUB

No site da BBC, o título é uma citação de Passos Coelho: "Portugal não precisa de mais empréstimos", enquanto o "Financial Times" escreve que "Portugal sai do resgate sem a rede de segurança de uma linha de crédito.

Portugal vai sair do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou no domingo o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG