PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Alemanha estuda perdão de 75% da dívida grega

Alemanha estuda perdão de 75% da dívida grega

O Governo da Alemanha está a estudar a possibilidade de um perdão de 75% da dívida pública grega detida por privados, segundo o site grego Euro2Day, citado pela agência Bloomberg.

O Ministério das Finanças alemão, contactado pela Bloomberg, escusou-se a comentar a notícia do site grego, dizendo apenas que espera que as negociações sobre o papel dos investidores privados no perdão da dívida grega se concluam em breve.

A Grécia chegou em Outubro a um acordo com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para um novo pacote de ajuda no valor de 130 mil milhões de euros. Uma das condições desta ajuda era um perdão ('haircut') de 50 por cento para os títulos de dívida grega detidos por privados, num valor nominal total de 206 mil milhões de euros.

No entanto, no final da semana passada, o jornal financeiro Wall Street Journal citou sob anonimato um dirigente do FMI, segundo o qual um perdão de 50 por cento "não será suficiente" para equilibrar as finanças públicas gregas.

A Grécia continua a negociar com os seus credores os termos do 'haircut' de 50 por cento. Estas negociações serão "extremamente difíceis", afirmou Pantelis Kapsis, porta-voz do Governo grego, citado pelo jornal Kathimerini.

"Os riscos para a Grécia ainda não acabaram, e o Governo [do primeiro-ministro Lucas] Papademos não pode adiar as medidas a que se comprometeu", afirmou Kapsis.