PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Ameaça de paralisação dos portos europeus é apenas "manifestação de solidariedade"

Ameaça de paralisação dos portos europeus é apenas "manifestação de solidariedade"

O presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos desvalorizou, esta terça-feira, a carta enviada pela confederação sindical espanhola, na qual ameaçam estender greves dos estivadores portugueses à Europa, afirmando tratar-se de uma manifestação de solidariedade normal.

"É uma carta normal de solidariedade" que "acontece quando algum dos filiados está com problemas de greves e situações e discordância em relação a negociações", disse à Lusa João Carvalho, sublinhando que, "para já, não passa disso".

A Coordinadora Estatal de Trabajadores del Mar enviou na segunda-feira uma carta ao secretário de Estado dos Transportes português, mostrando-se "surpreendida e preocupada com as alterações que Portugal pretende fazer" na legislação laboral do setor e ameaçando estender as greves dos estivadores portugueses a toda a Europa.

"São movimentos de solidariedade que este setor tem, por todo o mundo, [porque] é um setor bastante solidário", referiu o presidente do IPTM.

"É, portanto, uma situação que consideramos normal", adiantou, acrescentando acreditar que será atingido um acordo.

O vice-presidente da Confederação dos Sindicatos Marítimos e Portuários (Fesmarpor), Vítor Dias, disse, esta terça-feira, à Lusa que delegações sindicais espanholas e franceses vão juntar-se aos trabalhadores do porto de Sines para uma manifestação de apoio à luta portuguesa.