Economia

Autoeuropa admite avançar com horário trabalho de laboração contínua

Autoeuropa admite avançar com horário trabalho de laboração contínua

A Autoeuropa admite avançar com um horário de trabalho de laboração contínua que lhe permita dar resposta ao volume de produção para satisfazer as encomendas do novo veículo T-Roc para 2018.

"É indiscutível a necessidade de ter no início do novo ano um modelo de trabalho que responda às encomendas dos clientes para a primeira metade de 2018, sob risco de entrarmos em incumprimento com o programa de produção. Todos os colegas envolvidos no processo têm também de ser informados atempadamente", refere um comunicado da Autoeuropa distribuído aos trabalhadores, poucos dias depois da rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com os representantes dos trabalhadores.

"Será tomada uma decisão que cumpra com a lei, mantenha o emprego, assegure o crescimento da fábrica e o programa de produção. Em paralelo, a empresa vai manter abertos os canais de comunicação com as partes envolvidas", reforça o documento.

No comunicado, a administração da Autoeuropa lembra que "desde 2015, em que a laboração contínua foi considerada no acordo laboral, que se tem procurado construir um modelo de trabalho que seja o mais conveniente possível para todas as partes envolvidas", com "uma compensação adicional à prevista na lei" e a implementação de um terceiro turno com um esquema de rotação a pedido dos colaboradores e a atribuição de "25% de subsídio de turno".

A administração da fábrica de automóveis de Palmela lembra também que "manteve os postos de trabalho, mesmo com a redução do volume de produção", que, nesse período, colocou cerca de 400 trabalhadores noutras fábricas do grupo alemão da Volkswagen e que esta semana dará por concluída a quarta fase do processo de recrutamento de dois mil novos trabalhadores.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Autoeuropa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre a eventual decisão de implementar novos horários de trabalho, referindo apenas que "continua a avaliar a situação decorrente da rejeição de dois pré-acordos por parte dos trabalhadores".

O último pré-acordo, negociado entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela, que previa a laboração contínua em 17 turnos de trabalho, com rotação semanal, foi rejeitado por 63% dos trabalhadores no referendo realizado no passado dia 29 de novembro.

No passado mês de julho, 74% dos trabalhadores da Autoeuropa também rejeitaram um primeiro pré-acordo sobre os novos horários e fizeram um dia de greve (30 de agosto), a primeira por razões laborais na fábrica de automóveis de Palmela.

A Autoeuropa prevê um volume de produção do novo veículo T-Roc que deverá atingir as 240 mil unidades em 2018.