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Azeite "gourmet" de Trás-os-Montes à venda na Livraria Lello

Azeite "gourmet" de Trás-os-Montes à venda na Livraria Lello

O azeite "Quinta do Vallouto" é apresentado esta sexta-feira, às 18 horas, na Livraria Lello, no Porto. Produzido em Trás-os-Montes, tem selo DOP e uma edição especial, para venda naquele espaço na baixa da Invicta.

Hélio Loureiro, conhecido "chef" culinário que durante anos mimou os futebolistas da seleção nacional, apadrinha a chegada ao mercado do "Quinta do Vallouto", azeite "gourmet" com ADN transmontano, que estará à venda nas lojas da especialidade.

O "Quinta do Vallouto" nasce de "olivais centenários" na Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes, zona de excelência para a produção de azeite em Portugal. "A nossa aposta é a qualidade", argumenta Pedro Sousa Guedes, diretor comercial da "Born to be natural", a empresa que lança a marca no mercado.

Produto de Portugal, o "Quinta do Vallouto" quer ganhar raízes no território nacional antes de seguir o destino desejado. "A nossa aposta é o mercado interno, mas no horizonte está já a exportação", referiu. "Para vender lá fora, é preciso começar cá", acrescentou o diretor comercial da empresa.

"Toda a cadeia de valor deste produto fica em Portugal", salienta Pedro Sousa Guedes. O azeite, produzido em Trás-os-Montes, a garrafa, a caixa de cartão e o embrulho, tudo é feito por empresas portuguesas. "Parece-nos importante salientar isso, nesta altura em particular".

Da parceria com a Livraria Lello nasceu uma edição especial, que estará disponível naquele espaço centenário, na baixa do Porto. "Era um produto que faltava na livraria, para juntar a outros tipicamente portugueses, como os vinhos, que têm ao dispor", explicou Pedro Sousa Guedes.

"O azeite é uma das nossas principais culturas, enraizada nos nossos hábitos, uma cultura milenar, daí a associação" com a Livraria Lello. Na edição especial, destaca-se, na caixa, a escadaria e o tecto daquela emblemática livraria, cujo nome vem gravado também no rótulo da garrafa.