PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Bancos

Banco Montepio aumenta lucro para 12,6 milhões em 2018

Banco Montepio aumenta lucro para 12,6 milhões em 2018

O banco Montepio teve um lucro de 12,6 milhões de euros em 2018, um aumento face aos 6,4 milhões de euros de 2017, divulgou hoje a instituição detida pela Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG).

De acordo com comunicado do banco, "este valor ficou comprometido por um conjunto de fatores excecionais que se registaram no quarto trimestre, e que não estão diretamente relacionados com a atividade do banco".

Entre estes "fatores excecionais" identificados pelo Montepio encontra-se "a provisão para a coima resultante do processo de contraordenação do Banco de Portugal em 2009 e 2014, no valor de 2,5 milhões de euros".

Além desta provisão, encontram-se nestes fatores "a alienação do Banco Terra Moçambique, e a consequente redução do resultado líquido de 3,7 milhões de euros devido à reciclagem da reserva cambial negativa; a venda de uma carteira de créditos em incumprimento (NPL, na sigla em inglês) no valor de 239 milhões de euros, que determinou a redução do resultado líquido de 8,3 milhões de euros; o custo de cobertura cambial de uma participação denominada em reais, realizada como medida de preservação do capital, no valor de 4,1 milhões de euros".