PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Défice

Bruxelas vai propor mais um ano para Portugal cumprir o défice

Bruxelas vai propor mais um ano para Portugal cumprir o défice

A Comissão Europeia vai propor ao Conselho Europeu a concessão a Portugal de mais um ano para cumprir a meta do défice orçamental, confirmou, esta quarta-feira, em Estrasburgo, o presidente do executivo comunitário, Durão Barroso.

"Portugal tem vindo a fazer um esforço notável. Por isso mesmo, posso reiterar que a Comissão vai propor ao Conselho a extensão, por mais um ano, do prazo para o cumprimento do défice orçamental", afirmou José Manuel Durão Barroso, em declarações aos jornalistas portugueses, à saída de um debate no Parlamento Europeu sobre o próximo Conselho Europeu, que decorrerá na quinta e na sexta-feira, em Bruxelas.

O presidente da Comissão Europeia disse que esta extensão do prazo para a correção do défice - que foi noticiada no sábado pelo semanário "Expresso" - parece-lhe "correta", porque "o facto de Portugal não ter atingido esse objetivo [o do défice] se deve em larguíssima medida a uma deterioração das condições externas".

Durão Barroso explicou que "alguns dos principais mercados de destino das exportações portuguesas estão a cair", o que teve "um impacto nos dados portugueses".

O presidente do executivo comunitário disse ainda que a extensão do prazo para Portugal corrigir o défice é "também o reconhecimento do esforço notável feito pelos portugueses no seu conjunto".

Questionado sobre a demora da conclusão da sétima avaliação do programa de resgate português, Durão Barroso afirmou não poder fazer comentários sobre o tema, mas salientou que, "desde o início, se sabia que era um trabalho detalhado, que ia demorar algum tempo".

"No essencial, achamos que o programa de ajustamento está a funcionar", acrescentou.