PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

O Jogo ao Vivo

Premium

Carga de impostos ainda é maior do que antes da troika

Carga de impostos ainda é maior do que antes da troika

Famílias vão pagar mais ao Fisco no próximo ano do que em 2010, segundo várias simulações feitas para cinco impostos diferentes.

Os portugueses vão sentir mais a carga dos impostos em 2019 do que sentiram em 2010, ano anterior à vinda da troika. Isso é verdade no IRS, no imposto sobre veículos (ISV), no imposto único de circulação (IUC) e, nalguns casos, no IRC, o tributo que afeta diretamente a vida das empresas. No caso do imposto municipal sobre imóveis (IMI), a situação piora só no caso em que o valor patrimonial tributário (VPT) é relativamente elevado para a média do mercado português.

As conclusões resultam de uma série de simulações efetuadas para o JN pela consultora PwC. Os casos retratados pretendem mostrar sempre os mesmos pontos de partida, embora analisados em dois momentos bem diferentes (2010 e 2019). Dentro de cada imposto simulado, a PwC mostra várias situações distintas ao nível dos rendimentos e situação familiar (IRS), rentabilidade e faturação (IRC), preço e características técnicas (veículos) e, por fim, valor patrimonial (casas).