PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

China "ajudará" a EDP a financiar-se

China "ajudará" a EDP a financiar-se

O líder da companhia chinesa candidata à privatização da EDP afirmou, esta quarta-feira, que a sua entrada no capital daquela empresa será "um negócio vantajoso para os dois países" e "ajudará a EDP a financiar-se".

"A EDP é uma boa empresa, mas, devido à crise, nos próximos três a cinco anos poderá ter dificuldades de financiamento. Nesse aspecto, nós podemos ajudar. Será benéfico para ambas as partes e para os dois países", disse à agência Lusa em Pequim o presidente da China Three Gorges Corporation (CTG), Cao Guangjing.

"A China está a desenvolver-se muito depressa e tem um bom sistema bancário. Os bancos irão acompanhar-nos e podemos levar outras companhias chinesas a investir também em Portugal", acrescentou.

A CTG é uma das quatro candidatas à compra da participação de 21,35 por cento do capital da EDP detida pelo Estado português, concorrendo com a empresa alemã E-On e as brasileiras Eletrobrás e Ceming.

Fundada pelo governo chinês em 1993, para construir e gerir o maior complexo hidroeléctrico do mundo, a barragem das Três Gargantas, no rio Yangtze, a CTG é considerada uma das mais importantes empresas da China na área das energias renováveis e está envolvida em projectos hidroeléctricos em 26 países.

O seu investimento na EDP será, contudo, o primeiro do género na Europa e o maior de sempre feito fora da China.