PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

INE

Clima económico atinge valor positivo pela 1.ª vez desde 2010

Clima económico atinge valor positivo pela 1.ª vez desde 2010

O indicador de clima económico em Portugal conseguiu, em maio, um valor positivo pela primeira vez desde setembro de 2010, enquanto o indicador de confiança dos consumidores manteve a recuperação registando o valor mais elevado desde novembro de 2009.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou dos -0,2 pontos em abril para os 0,1 pontos em maio, registando o primeiro valor positivo desde setembro de 2010.

O indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares), por sua vez, melhorou em maio alcançando os -29,3 pontos (dos -30,3 pontos observados em abril) e atingindo o valor mais elevado desde novembro de 2009.

A "ligeira recuperação" do indicador de confiança dos consumidores em maio - prolongando o "acentuado movimento ascendente" observado desde o início do ano passado - deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das expectativas sobre a evolução da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, refere o INE.

Ainda de acordo com o instituto, o indicador de confiança aumentou na indústria transformadora e nos serviços, diminuiu na construção e obras públicas e estabilizou no comércio.