PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Comissão Europeia afirma que Europa deve fechar a porta à austeridade

Comissão Europeia afirma que Europa deve fechar a porta à austeridade

O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, aconselhou no sábado os países europeus a "fecharem a porta" aos programas de austeridade e a concentrarem-se na promoção do crescimento económico.

Em Assunção, no final de uma viagem pela América Latina, Antonio Tajani afirmou que a Europa está a "chegar ao fim da crise" e que a prioridade deve ser "trabalhar mais a favor da economia real".

"Os sacrifícios sem crescimento económico são inúteis, causam danos", afirmou aos jornalistas na capital do Paraguai, a paragem final de uma viagem que o levou também ao Panamá e à Argentina.

António Tajani sublinhou ainda que é "impossível reduzir a dívida pública" se não houver crescimento económico e falou numa "reindustrialização" da Europa, contando com as pequenas e médias empresas como as principais impulsionadoras na criação de emprego.

Quanto à posição da Comissão Europeia em relação à Ucrânia, o político italiano disse que a Europa "não pode fechar a porta" à Rússia, apesar dos "erros" de Moscovo, pedindo prudência e uma solução diplomática.

"A posição europeia não é a mesma que a dos Estados Unidos", alertou, tendo em conta a presença de muitas empresas europeias na Rússia e o facto de cerca de trinta por cento do petróleo e gás consumidos na Europa serem provenientes desse país.