PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

consumo

Confiança dos consumidores renova mínimos históricos em Novembro

Confiança dos consumidores renova mínimos históricos em Novembro

O indicador de clima económico diminuiu "significativamente" em Novembro, com a confiança dos consumidores a renovar o mínimo histórico, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico diminuiu significativamente em Novembro, mantendo o acentuado perfil descendente iniciado, em Julho de 2010, e atingindo o valor mais baixo da série.

Segundo o INE, nos últimos dois meses observaram-se diminuições "em todos os indicadores de confiança sectoriais".

O indicador de confiança dos consumidores (medido através de inquéritos a particulares), por sua vez, registou "um forte agravamento" nos últimos três meses, apresentando em Novembro um novo mínimo histórico, indica.

De acordo com o INE, a degradação das expectativas das famílias observou-se em todos os componentes, mais significativo no caso das perspectivas sobre a evolução da situação económica do país.

No caso do aumento desemprego, as perspectivas atingiram o valor mais elevado desde Maio de 2009, destaca.

Também as expectativas sobre a evolução financeira do agregado familiar, bem como as perspectivas de poupança, registaram, no mês de referência novos mínimos históricos para as respectivas séries, refere o INE.

Os indicadores de confiança na Indústria Transformadora, na Construção e Obras públicas e nos Serviços também diminuíram "expressivamente" em Novembro.