IEFP

Desempregados aumentam 14,1% em fevereiro em relação a 2012

Desempregados aumentam 14,1% em fevereiro em relação a 2012

O número de desempregados registados nos centros de emprego aumentou 14,1% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, mas praticamente estabilizou em relação a janeiro, segundo o Instituto do Emprego.

Segundo a Informação Mensal do Mercado do Emprego, divulgada pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), os dados indicam que, em relação ao mês anterior, o número de desempregados inscritos em fevereiro diminuiu -0,1%, correspondendo a menos 451 inscritos.

Assim, no final de fevereiro deste ano, estavam registados nos centros de emprego do continente e regiões autónomas 739611 desempregados, o que corresponde a 82% de um total de mais de 900 mil pedidos de emprego.

"O acréscimo anual do desemprego foi sentido em ambos os géneros, mas em particular nos homens (mais 17%)", refere o IEFP.

A informação mensal indica ainda que os desempregados inscritos há menos de um ano aumentaram 4,5% em relação ao mês homólogo de 2012, com os desempregados inscritos há mais tempo a terem um acréscimo mais acentuado, superior a 30%.

Na questão dos graus de escolaridade, verificou-se um agravamento do desemprego em todos eles, mas em particular no ensino superior, com um aumento de 37,7% face ao período homólogo.

O aumento do desemprego verificou-se na procura do primeiro emprego, com uma variação anual de mais 24,4%, bem como nos que pretendiam um novo emprego, com mais 13,3%.

Também ao nível dos grupos profissionais, praticamente todos sentiram um aumento do desemprego, excetuando os "operadores de máquinas e trabalhadores da montagem".