PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Fisco cruza contas da luz para apanhar rendas ilegais

Fisco cruza contas da luz para apanhar rendas ilegais

O prazo para as empresas de água, luz, gás e telefone fixo começarem a comunicar ao Fisco os dados dos contratos foi alargado até novembro, mas a informação terá de refletir todo o ano de 2015 e vai permitir à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) cruzar dados e detetar arrendamentos ilegais.

Em paralelo, a AT enviou emails aos proprietários para que assinalem as rendas na declaração do IRS que está agora a ser entregue, evitando coimas e custos posteriores.

Entre a informação que aquelas empresas terão de fazer chegar à AT inclui-se a data de realização do contrato, a morada e as identificações do cliente e do proprietário do imóvel. Como estas declarações têm obrigatoriamente de ser comunicadas por via eletrónica, será fácil à AT fazer a triangulação dos dados entre quem vive na casa e quem a detém, e perceber se existe contrato de arrendamento para aquele imóvel e se são emitidos recibos de renda. Na ausência destes dois últimos elementos, o senhorio será chamado a explicar a situação.

Leia mais na versão e-paper ou na edição impressa.