Combustíveis

Gasolina já aumentou dez vezes em 2019 e volta a ficar mais cara

Gasolina já aumentou dez vezes em 2019 e volta a ficar mais cara

Vem aí o 11.ª aumento deste ano. O próximo agravamento será de 1,5 cêntimos por litro e é já a partir de segunda-feira. Gasóleo já subiu nove vezes e terá uma atualização até 1 cêntimo por litro no arranque da semana.

Os portugueses que utilizam combustíveis nos seus veículos devem aproveitar o fim de semana para abastecer. Segundo fontes do mercado petrolífero, a gasolina vai de novo subir e o gasóleo também. O número de aumentos supera largamente as baixas em 2019.

Em termos estatísticos, a gasolina contabiliza dez subidas este ano, preparando-se um novo agravamento a partir de segunda-feira. Desde o arranque de 2019, este combustível teve apenas três descidas de preço. No dia 1 de abril, o preço médio estava em 1,504 euros por litro, segundo os dados da Comissão Europeia, podendo agora saltar para 1,519 euros.

Quanto ao gasóleo, o agravamento deverá ir até um cêntimo por litro, o que levará o diesel para um preço médio final de 1,379 euros por litro. O diesel registou, em 2019, até à data, nove aumentos, três baixas e uma semana sem alteração de preços.