PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Itália prepara novo plano de austeridade

Itália prepara novo plano de austeridade

O conselho de ministros italiano reúne esta sexta-feira, às 19 horas (menos uma hora em Portugal continental) para adoptar rapidamente um novo plano de austeridade, disseram fontes governamentais em Roma.

O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, prometeu na quinta-feira a adopção rápida deste plano que deve incluir medidas «muito fortes» para conseguir o equilíbrio orçamental já em 2013 e não em 2014, como previsto, numa altura em que Itália se encontra sob forte pressão dos mercados e dos parceiros europeus.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, anunciou na quarta-feira a adopção deste plano até 18 de Agosto, explicando ser "necessário andar depressa".

Perante 150 deputados, que interromperam as férias de verão, Tremonti indicou na quinta-feira que Roma tinha decidido agir "devido à intensificação da crise".

A Itália quer reduzir "o défice deste ano" a zero em apenas dois anos, com um esforço repartido "metade-metade" em 2012 e 2013, acrescentou.

Tremonti recebeu recentemente uma carta "secreta" do Banco Central Europeu, com medidas a seguir para alcançar aquele objectivo.

Entre essas medidas figuram a redução dos custos da burocracia, o reagrupamento dos dias feriados, o lançamento de um programa de privatizações, a reforma de alguns benefícios sociais e das pensões, a luta contra a evasão fiscal, o aumento do imposto sobre os lucros financeiros e maior flexibilidade no direito laboral.