Economia

Mais de 40% não sabem qual é o 'spread' do seu crédito à habitação

Mais de 40% não sabem qual é o 'spread' do seu crédito à habitação

Perto de metade (41%) dos devedores de um crédito à habitação não sabe qual é o 'spread' do seu empréstimo, e outros 19% têm apenas "uma ordem de grandeza", revela o Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa 2010, cujos resultados foram apresentados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira.

Estes dados constam do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa 2010, cujos resultados definitivos foram hoje apresentados pelo Banco de Portugal (BdP) em Lisboa.

O 'spread' é o diferencial entre a taxa de juro de referência (normalmente a Euribor) e a taxa de juro realmente paga pelo devedor - grosso modo, é o lucro dos bancos. O 'spread' é definido contratualmente quando se contrai um crédito.

No entanto, 41% dos inquiridos no estudo do Banco de Portugal (BdP) não sabe qual é o seu 'spread' - mais do que os que sabem (39%). Outros 19% têm apenas uma ideia de qual é o valor. Quanto maior o nível de escolaridade dos interrogados, maior a possibilidade de estarem informados sobre a taxa de juro que pagam no seu crédito à habitação.

Os primeiros resultados do inquérito à literacia financeira foram apresentados pelo BdP em Outubro de 2010.

O inquérito foi feito com base em duas mil entrevistas porta-a-porta realizadas entre Fevereiro e Março de 2010 pela firma de estudos de opinião Eurosondagem. Os resultados têm uma margem de erro de 2,2% para uma probabilidade de 95%.