Angola

Manuel Vicente exonerado da Sonangol

Manuel Vicente exonerado da Sonangol

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, exonerou Manuel Vicente do cargo de presidente do Conselho de Administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, segundo um decreto presidencial distribuído à imprensa, esta segunda-feira.

O mesmo decreto anuncia a promoção de Francisco de Lemos José Maria, um dos actuais seis administradores executivos da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), a presidente do conselho de administração da empresa.

Raquel Ruth da Costa David Vunge é nomeada administradora executiva, para preencher o cargo de Francisco de Lemos José Maria.

A exoneração de Manuel Vicente ocorre 48 horas depois do anúncio de uma remodelação governamental, que passa pela criação do cargo de ministro de Estado e da Coordenação Económica, cujo nome não foi ainda anunciado.

A concretização da remodelação deverá ser feita ainda esta semana, segundo o anúncio presidencial de sábado.

O objectivo anunciado da remodelação é reduzir a concentração de tarefas, agilizar a implementação das decisões e deliberações, bem como melhorar a articulação inter-sectorial, aumentando assim a eficiência e a eficácia da ação governativa.

O futuro ministro de Estado e da Coordenação Económica coadjuvará o presidente angolano nos trabalhos de direcção da Comissão Económica e da Comissão para o Sector Produtivo.

ver mais vídeos