Economia

Marques Mendes anuncia fusão de autocarros e metro em Lisboa e Porto

Marques Mendes anuncia fusão de autocarros e metro em Lisboa e Porto

Marques Mendes anunciou, quinta-feira à noite, mudanças no sector dos transportes em Portugal. Segundo o ex-líder do PSD, o Governo preparar-se para fundir metro e autocarros, em Lisboa e no Porto, e os barcos que ligam a capital à margem sul.

Marques Mendes, revelou, quinta-feira à noite três fusões em preparação pelo Governo, inseridas numa reestruturação do sector dos transportes.

"A fusão da Carris como Metro de Lisboa. Acho muito positivo. Segundo a fusão dos STCP do Porto com o Metro do Porto, acho na mesma linha de coerência muito positivo. Em terceiro lugar a fusão da Transtejo com a Soflusa, porque temos duas empresas a fazer basicamente a mesma coisa", disse Marques Mendes, em declarações à TVI24.

"Se houver coragem como eu julgo que está previsto, julgo que isto são princípios muito positivos", considerou Marques Mendes.

Revelações que surgem horas depois de o Conselho de Ministros ter aprovado, quinta-feira, "as principais linhas no sector das infra-estruturas e transportes" para os próximos quatro anos. Documento que deverá ser apresentado, esta sexta-feira, no Parlamento pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Segundo a informação disponível na página do Parlamento na Internet, a audição, pedida pelo ministro que tutela a área dos transportes, está agendada para as 16 horas, na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas.

O Plano Estratégico dos Transportes é uma das medidas que constam do Memorando de Entendimento assinado com a troika . Um dos projectos que o plano deverá conter é a linha de ferroviária de mercadorias de alta prestação, em vez de uma ligação de alta velocidade, como afirmou Álvaro Santos Pereira a 20 de Setembro.

Imobusiness