PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

greve geral

Metalúrgicos mobilizam também em romeno e russo

Metalúrgicos mobilizam também em romeno e russo

Os trabalhadores da Lisnave estão a ser mobilizados para se juntarem à greve geral através de um "apelo multilingue" dirigido a portugueses, mas também aos imigrantes russos e romenos que trabalham naqueles estaleiros.

Américo Flor, coordenador do sindicato dos metalúrgicos do Sul (Sindsul), adiantou à agência Lusa que os estaleiros navais da Lisnave-Mitrena empregam cerca de 2000 trabalhadores, dos quais mais de uma centena são de nacionalidade russa e romena, pelo que se justifica o apelo em várias línguas.

O sindicalista salientou que o apelo está a surtir efeito: "A informação que temos é que a mobilização está a correr bem. Os trabalhadores estão receptivos porque as medidas que estão a ser tomadas atingem todos, portugueses e estrangeiros".

No comunicado, escrito em três línguas, disponível no site da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (FIEQUIMETAL), os sindicatos pedem adesão à greve "contra o programa de agressão" e dizem que há "motivos de sobra para aderir em força (...) contra a exploração e o empobrecimento, por um país desenvolvido e soberano, por emprego, salários, direitos e pelos serviços públicos".