greve

Nova greve geral na Grécia a 19 de Maio

Nova greve geral na Grécia a 19 de Maio

Os dois maiores sindicatos gregos convocaram uma nova greve geral de 24 horas, para a próxima quarta-feira, contra os cortes na segurança social decididos pelo governo.

"A nossa reacção é imediata, respondemos com uma greve geral de 24 horas a 19 de Maio", disse à imprensa o presidente da central sindical da função pública, Spiros Papaspiros, depois de uma reunião com a central sindical do sector privado, GSEE.

As medidas "vão contra os trabalhadores e contra a segurança social", disse o sindicalista, referindo-se às medidas tomadas pelo governo no âmbito do plano de austeridade exigido pela UE e pelo FMI como contrapartida à ajuda financeira à Grécia.

Num comunicado, o GSEE afirma que a situação criada pelos cortes impostos às reformas e aos pagamentos extra é agora agravada pelo projecto de lei que impõe reduções ainda maiores, pelo que a situação dos reformados "se torna ainda mais difícil".

A greve geral será a quinta realizada desde Janeiro. Durante a última greve, na semana passada, foi realizada uma grande manifestação que acabou com a morte de três pessoas, vários feridos e elevados danos materiais.