PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

PCP alerta para risco de "bola de neve recessiva"

PCP alerta para risco de "bola de neve recessiva"

O PCP alertou esta sexta-feira para o risco de Portugal entrar numa bola de neve recessiva, a manter-se a política de austeridade do Governo PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho.

"É preciso parar com esta política, sob pena de entrarmos numa bola de neve, de recessão em recessão", afirmou à agência Lusa o deputado José Alberto Lourenço, numa reação aos dados do boletim de execução orçamental divulgados esta sexta-feira.

Segundo o boletim de execução orçamental divulgado pela Direção-Geral do Orçamento, a receita fiscal nos primeiros três meses do ano caiu 5,8% face ao mesmo período de 2011, uma evolução muito mais negativa que o previsto pelo Governo para o total deste ano.

Ainda de acordo com o boletim, o défice orçamental entre janeiro e março cifrou-se nos 463 milhões de euros, valor "significativamente inferior ao estabelecido" no programa de assistência acordado com a 'troika'.

O deputado comunista José Alberto Lourenço vaticinou que, "a manter-se a situação económica atual e o expetável agravamento que virá para os próximos trimestres, será uma catástrofe".

O parlamentar lembrou, a este propósito, que "a recessão económica acaba por ter um efeito contrário àquele que o Governo pretende atingir, que é reduzir o défice orçamental", já que "provoca, obviamente, quebra nas receitas do Estado e aumento das despesas, nomeadamente com o subsídio de desemprego".

O PCP defende como rumo a aposta no tecido empresarial, para inverter o aumento de falências e de desempregados.