Greve

Plataforma online diz quais os postos sem combustível

Plataforma online diz quais os postos sem combustível

Uma plataforma online criada pela VOST Portugal (Voluntários Digitais em Situações de Emergência), com a ajuda do criador do Fogos.pt, informa sobre os postos de abastecimento que estão sem combustível.

Contactado pelo Dinheiro Vivo, um responsável pela VOST conta que a plataforma (janaodaparaabastecer.vost.pt) criada tem uma equipa a trabalhar na confirmação da informação. O mesmo salienta que o grupo se pauta pela "transparência" e a criação do site surgiu da "necessidade de informar as pessoas".

As informações são fornecidas pelos próprios utilizadores, pelo que os administradores avisam que a plataforma pode ser falível. Caso saiba de algum posto onde já não é possível abastecer, a plataforma disponibiliza um formulário com alguns campos para preencher e submeter.

Às 18.20 horas, de acordo com a informação disponível na plataforma, contavam-se centenas de postos sem gasóleo, gasolina ou ambos.

O responsável da VOST Portugal adiantou que, consoante o desenrolar dos acontecimentos, a plataforma iria reagrupar as informações, por exemplo, por concelhos.

No Twitter, a VOST Portugal faz o apelo: "Relativamente ao abastecimento dos postos de combustível, temos relatos que começam a existir alguns constrangimentos, pelo que apelamos ao uso consciente das vossas viaturas, e ao bom senso na altura de abastecer".

O site já foi abaixo mais do que uma vez, mas a VOST Portugal está a resolver o problema.