Economia

Portugal recebe oitava tranche após acordo político com Eurogrupo

Portugal recebe oitava tranche após acordo político com Eurogrupo

O Eurogrupo chegou, esta segunda-feira, a um "acordo político" sobre a conclusão da sétima avaliação do programa de ajustamento português e o desembolso da oitava tranche da ajuda a Portugal será formalizado nas "próximas semanas", anunciou o ministro das Finanças.

"A minha interpretação do resultado do Eurogrupo é que há um acordo político claro em torno da conclusão do sétimo exame regular" da aplicação do programa de ajustamento português, disse Vítor Gaspar, em declarações aos jornalistas, no final da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que decorreu em Bruxelas.

O ministro afirmou que, do seu ponto de vista, foi sempre "crucial" que na reunião desta segunda-feira fosse assegurada uma "decisão política substancial".

Isto porque, argumentou, "Portugal, felizmente, e, em particular desde a emissão [de dívida] bem-sucedida a dez anos na passada terça-feira, não tem de todo em todo um problema de tesouraria".

Vítor Gaspar explicou que, tendo em conta este contexto, "a questão da libertação da oitava tranche não é importante por uma questão de financiamento", mas é "extraordinariamente importante garantir que Portugal continua a ser avaliado como um país capaz de assegurar o cumprimento do seu programa e, portanto, em boa posição para sair com sucesso do programa como previsto em junho de 2014".

O ministro disse que a libertação da oitava tranche "será decidida nas próximas semanas, de acordo com um procedimento que será a apenas técnico", e adiantou que a questão da extensão, por sete anos, das maturidades do empréstimo europeu concedido a Portugal deverá "estar em condições de ser decidida pelo Eurogrupo e pelo Ecofin [ministros das Finanças da União Europeia] na terceira semana de junho".