PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Poupança das famílias na zona euro sobe mas continua em mínimos

Poupança das famílias na zona euro sobe mas continua em mínimos

A taxa de poupança das famílias na zona euro aumentou ligeiramente no terceiro trimestre de 2012, situando-se nos 13%, acima dos 12,9% observados nos três meses anteriores, segundo dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat.

Apesar da subida, a taxa de poupança das famílias dos países que partilham a moeda única continua nos valores mais baixos desde o início de 2001 (últimos dados disponibilizados pelo Eurostat), tendo apenas sido registadas taxas mais baixas no terceiro trimestre de 2011 e no segundo trimestre de 2012: 12,9% em ambos os trimestres.

Em 2012, no primeiro trimestre do ano, a taxa de poupança das famílias da zona euro situou-se nos 13%, recuando no trimestre seguinte para os 12,9% e voltando ao patamar dos 13% nos três meses seguintes. Os dados do quarto trimestre serão divulgados a 29 de abril.

Já na União Europeia (UE), a taxa de poupança também registou uma ligeira subida, aumentando de 11,1% no segundo trimestre de 2012 para 11,2% no terceiro trimestre, segundo dados das contas trimestrais do gabinete de estatísticas.

A taxa de poupança corresponde à percentagem do rendimento disponível bruto que as famílias reservam para o aforro.

O Eurostat não divulga dados por país.