PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Poupanças de famílias portuguesas abaixo da média europeia

Poupanças de famílias portuguesas abaixo da média europeia

A taxa de poupança dos portugueses está abaixo da média europeia, e a Alemanha é o país com a taxa de poupança mais elevada da Europa, segundo dados do Eurostat.

A média da taxa de poupança (percentagem do rendimento disponível das famílias que é aforrado) para a União Europeia (UE) em 2010 foi 12,3 % -- bem acima dos 9,8% registados em Portugal, segundo números do gabinete estatístico da Comissão Europeia.

A divergência agravou-se em 2011. Os dados mais recentes divulgados pelo Eurostat revelam que a taxa de poupança média dos 27 estava nos 12,6% no segundo trimestre deste ano (13,9% nos 17 da Zona Euro). Números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de poupança portuguesa no segundo trimestre caiu para 9,3% do rendimento disponível.

Ao longo da última década, a taxa de poupança da UE tem rondado os 12% -- com a taxa portuguesa a ficar dois a quatro pontos percentuais mais abaixo.

Por comparação, o povo mais poupado da Europa costuma ser o alemão. Em 2010, a taxa de poupança da Alemanha atingiu os 17%.

Entre os países para os quais o Eurostat tem dados disponíveis para 2010, seguiam-se à Alemanha na lista dos mais poupados a Bélgica (16,2%), a Eslovénia (15,7%) e a França (15,6%).

No extremo oposto da escala vinham a Hungria (8,2%) e os três países bálticos (Estónia, 9,6%) Lituânia, 7,9%; Letónia, 4,2 %).

O Eurostat não dispunha de dados para a Espanha em 2010 -- em 2009, a taxa de poupança espanhola chegou aos 18 % (dados recentes do Instituto de Estatística espanhol estimavam a taxa de poupança no segundo trimestre de 2011 em 13,2%).

Também o Reino Unido não consta dos dados para 2010 -- mas, em 2009, a taxa de poupança britânica estava nos 6%, um nível muito baixo, como em anos anteriores.

O Eurostat não divulga quaisquer dados para a Grécia. Os números mais recentes citados pelo jornal grego Kathimerini apontam para uma taxa na ordem dos 8 % em 2006.

Segunda-feira, 31 de Outubro, é o Dia Mundial da Poupança.