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Economia

Produtor transmontano lança azeite com ouro

Produtor transmontano lança azeite com ouro

Um produtor de Alfândega da Fé vai lançar no mercado uma mistura do tradicional azeite com folha de ouro comestível.

"Tem mesmo ouro de 23 quilates", assegurou Artur Aragão à agência Lusa, explicando que se trata de uma mistura do tradicional azeite com folha de ouro comestível. O consumidor não irá ver o ouro, mas saborear a combinação de dois produtos com benefícios para a saúde.

Segundo a Casa Aragão, às vantagens inerentes ao azeite, uma gordura natural rica em várias vitaminas, juntam-se os benefícios do ouro, utilizado há mais de seis mil anos pelos egípcios no combate a doenças como arteriosclerose, reumatismo, do aparelho digestivo, e até como afrodisíaco.

A inspiração surgiu de outros produtos que existem já nos mercados internacionais que contêm ouro. Artur Aragão deu o exemplo de "um sorvete de Nova Iorque, nos Estado Unidos da Amércia, que custa 2500 dólares (1936 euros), um hambúrguer também com folha de ouro, em Las Vegas, ao preço de 666 dólares (515 euros)", e algumas bebidas.

O preço do novo azeite será mais modesto, embora "um pouco mais caro" do que os azeites tradicionais. Uma garrafa de 250 mililitros do azeite com ouro custará cinco euros, quase o triplo dos outros azeites certificados comercializados por este produtor com Denominação de Origem Protegida (DOP) e biológicos.

O novo produto destina-se "a outros mercados" e o objetivo é "abrir portas" para o exterior a uma empresa onde as exportações representaram, em 2011, 40% da faturação de um milhão de euros.

Os mercados asiático e dos Estados Unidos da América são a aposta do produtor, que ainda recentemente conseguiu conquistar novos apreciadores em Macau, na China e na Indonésia com o primeiro azeite biológico para bebés e crianças, o Alfandagh Kids.

O Brasil é um dos principais mercados internacionais deste produtor transmontano, que exporta também para vários países da Europa.

O azeite com ouro será o primeiro desta casa sem certificação porque não pode, segundo o empresário, ser um azeite DOP ou biológico, já que as regras não permitem adicionar nada ao azeite - nem mesmo ouro.

O lançamento deste azeite com ouro será feito, esta quinta-feira à noite, em Alfândega da Fé, com um concerto, no lagar de azeite da Casa Aragão, a cargo de duas bandas pop/rock, com a intenção de chegar à população mais jovem, dos 18 aos 30 anos, que em geral presta menos atenção a este produto.