Economia

Resposta finlandesa ao vídeo português

Resposta finlandesa ao vídeo português

A resposta finlandesa ao vídeo que enaltece os feitos lusos não demorou mais de uma semana. Nórdicos relembram momentos históricos do país, realçam a beleza das mulheres e revelam que "estão com o coração e a mente voltados para Portugal". Veja o vídeo.

A relutância finlandesa em aceitar participar no empréstimo a Portugal, originou uma batalha entre portugueses e finlandeses na Internet. Na semana passada, lusos publicaram no "Youtube" "um vídeo com o que os finlandeses precisam saber sobre Portugal". Agora foi a vez dos nórdicos responderem.

Os finlandeses precisaram de apenas 1.32 minutos para explicar "o que os portugueses devem saber sobre a Finlândia".

O início do vídeo mostra um pouco da história do país, que esteve sob domínio sueco e russo até tornar-se independente, em 1917. Os finlandeses também se gabam de ser o primeiro do mundo a conceder direitos políticos às mulheres.

Os nórdicos recordam as invasões soviéticas e nazis e ressaltam que conseguiram resistir aos ataques. Helsínquia, a capital do país, assim como Londres e Leningrado, não foram ocupadas pelo "Eixo" durante a segunda guerra mundial.

Uma parte da publicação ficou reservada para as beldades finlandesas. O país é conhecido internacionalmente pela "produção em larga escala" de louras estonteantes. No desporto, os pilotos de Fórmula 1 são o grande orgulho do país.

O vídeo também cita o feito do ex-presidente Martti Ahtisaari, prémio Nobel da Paz, e fala com orgulho das empresas de tecnológicas com escala mundial.

Os cidadãos do país do norte da Europa terminam o vídeo a afirmar que poderiam rir-se com a situação económica portuguesa, mas não o fazem porque estão com o coração e a mente nos problemas dos portugueses e despedem-se "com amor.

ver mais vídeos