PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Sentimento económico baixou na UE

Sentimento económico baixou na UE

O indicador de sentimento económico caiu quase um ponto percentual na União Europeia em março (-0,8%), mas manteve-se estável na zona euro, onde teve uma redução marginal de 0,1%, revelam dados publicados pelo Eurostat.

Depois de subidas em janeiro e fevereiro, a confiança caiu quase 1% no conjunto dos 27 Estados-membros, para os 93,2 pontos, enquanto entre os 17 países da zona euro teve uma ligeira queda, para os 94,4 pontos, voltando, em ambos os casos, a valores idênticos aos de outubro do ano passado, apontam os dados do gabinete oficial de estatísticas da UE.

Segundo o Eurostat, a queda do indicador de sentimento económico em março deveu-se sobretudo a uma redução da confiança nos setores da construção e da indústria, sendo que neste último a diminuição do sentimento económico foi vincada tanto na UE (-1,8%) como na zona euro (-1,5%).

Em contraste, registou-se em março um aumento da confiança entre os consumidores (1,3% na UE e 0,6% na zona euro) e nos setores dos serviços e comércio a retalho, aponta o Eurostat.

Entre as principais economias europeias, as maiores quedas no sentimento económico registaram-se no Reino Unido (-2,5%) e na Alemanha (-2,4%), enquanto na Itália o sentimento melhorou 3,5%.