shoppings

Shoppings Dolce Vita do Porto e Douro falidos e à venda

Shoppings Dolce Vita do Porto e Douro falidos e à venda

Donos dos centros comerciais foram à falência. Cada shopping está à venda por pouco mais de 40 milhões de euros. Dolce Vita de Coimbra deverá ser o próximo a ser alienado.

O anúncio publicado na passada quarta-feira no "Diário de Notícias" é claro. "Por determinação do administrador de insolvência" estão à venda 111 frações do centro comercial Dolce Vita Porto, sendo o valor-base de 41,530 milhões de euros, bem como 58 frações do Dolce Vita Douro, situado em Vila Real, por um valor mínimo de 43,330 milhões. A falência das empresas proprietárias dos centros - a Novantas II e a Aplicação Urbana VII, detidas pelo grupo espanhol Charmatín - está na origem destas alienações.

De acordo com o referido anúncio, as frações de ambos os centros comerciais "serão alienadas no seu conjunto, pelo que serão apenas admitidas propostas para a aquisição da globalidade das mesmas". As propostas, lê-se, serão abertas no próximo dia 29 no escritório do administrador de insolvência, em Leiria.

De acordo com o Jornal de Negócios, aqueles shoppings estão agora à venda por um valor bastante inferior ao dos créditos reconhecidos em sede de processo de insolvência. No caso do Dolce Vita Porto estarão em causa créditos de 111 milhões de euros e no de Vila Real de 64,3 milhões de euros. Aquele diário revela ainda que brevemente deverá ser posto à venda o de Coimbra. A principal credora é a LSREF3 Octopus Investments.

Recorde-se que o Dolce Vita Tejo, onde está instalada a Kidzania, foi comprado no final do ano passado pelo fundo espanhol Eurofund Investments. Já o Dolce Vita Braga, que a Chamartín teve que entregar à banca, continua fechado. Os centros comerciais Dolce Vita foram comprados por aquele grupo espanhol ao grupo Amorim em 2006.

O centro comercial do Porto ocupa uma área superior a 38 mil metros quadrados, possuindo sete salas de cinema, um hipermercado e 129 lojas. O de Vila Real, por sua vez, tem 131 lojas e um hipermercado espalhados por 30 mil metros quadrados.

ver mais vídeos