PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Premium

Talhos apanhados a vender carne falsificada e estragada

Talhos apanhados a vender carne falsificada e estragada

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontrou carne falsificada, estragada e abatida clandestinamente à venda nos talhos nacionais.

Desde 2017 até 15 de março deste ano, foram fiscalizados 1562 estabelecimentos e instaurados 57 processos-crime, o que corresponde a uma média de dois processos-crime por mês. Também a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária detetou o incumprimento das normas de higiene e de rastreabilidade dos produtos em 50% das ações realizadas em 2018.

As principais infrações criminais, registadas pela ASAE ao longo de dois anos e três meses de fiscalização a talhos de rua e inseridos em superfícies comerciais, foram o abate clandestino, a venda de produtos alimentares estragados ou falsificados e a fraude sobre mercadorias. Situações que conduziram à abertura de 57 processos-crime. Nesse período, e considerando que o setor da carne é "prioritário" face ao risco que representa para a saúde pública, os inspetores visitaram, em média, dois operadores por dia.