Mobilidade

Vendas de carros elétricos mais do que duplicaram em 2017

Vendas de carros elétricos mais do que duplicaram em 2017

A forma de nos transportarmos passará cada vez mais por veículos elétricos, autónomos e partilhados. Em Portugal, as vendas ultrapassaram, neste ano, a casa dos mil veículos. A UE pressiona as marcas e estas aceleram para a eletrificação, investindo numa maior autonomia.

É desta que os veículos elétricos saem da linha de partida? Os indicadores de vendas, as estimativas das marcas e os planos ousados de vários países no combate às emissões revelam que já não há marcha-atrás. "Os carros do futuro serão elétricos, autónomos e partilhados", conclui o diretor de marke- ting estratégico e relações externas da SIVA, Ricardo Tomaz.

Neste ano, é a primeira vez que serão vendidos mais de mil veículos elétricos de passageiros em Portugal. Até julho, saíram dos stands 921 carros movidos a eletricidade, quase mais 130% do que em igual período do ano anterior. Uma evolução gigante se olharmos para os 166 veículos vendidos em 2013.

É ao Renault Zoe que está a caber a liderança do segmento em 2017, sendo responsável pela comercialização de 437 unidades até julho. Mas são várias as marcas que se destacam no mercado nacional, como a Nissan ou a BMW.

O Grupo Volkswagen já criou uma marca própria elétrica, a ID, a ser adaptada a várias carroçarias, e também a marca Moia, para soluções de mobilidade partilhada. Nos planos do grupo está o desenvolvimento de cerca de 30 modelos elétricos até 2025, apostando também na condução autónoma e no carsharing.

Relativamente às suas metas de vendas para os veículos elétricos, elas foram revistas em alta: passaram de 2% para 20% em 2020, o que atesta bem da previsível evolução deste mercado. Em Portugal, a marca vendeu neste ano mais de 50 veículos, na grande maioria para empresas.

A revisão de estimativas das construtoras automóveis acontece num contexto em que os compromissos assumidos na Cimeira do Clima levam países como o Reino Unido a anunciar que vai banir a venda de carros novos a gasóleo e gasolina a partir de 2040.

Por pressão ou estímulo, o caminho das construtoras está por isso traçado, o mesmo acontecendo, por arrasto, aos consumidores. Se, até aqui, o preço elevado e a falta de autonomia dos automóveis tem sido uma das principais barreiras à massificação, esse obstáculo vai sendo, também ele, gradualmente ultrapassado.

No mercado estão a ser lançados modelos com cada vez maior capacidade de autonomia em torno dos 400 km e 500 km. É o resultado da evolução na tecnologia, que, depois das primeiras tentativas, ainda no século XIX - com a criação da bateria de chumbo e ácido em 1880 aplicada aos primeiros carros elétricos -, promete mudar o panorama da mobilidade.

Aquela evolução tem reflexo direto nos preços. Em média, as baterias rondam os mil euros e representam cerca de um terço do preço de um automóvel. Mas estima-se que, já em 2020, o seu preço baixe para os cem euros, apontou Ricardo Tomaz.

Enquanto o quadro de incentivos fiscais se mantém estável, com isenção de imposto sobre veículos, IUC e remuneração pelo abate, há outras barreiras. A falta de postos de carregamento nos edifícios de empresas é apontada como entrave à expansão da mobilidade elétrica no universo empresarial. v

Novidades de 2018 apostam na autonomia

Mercado Muitas marcas prometem novidades em matéria de mobilidade elétrica, com chegada a Portugal no próximo ano, mas hoje em dia já há várias propostas disponíveis como as da gama Volkswagen Golf que estão à venda. O e-Golf e o híbrido plug-in GTE. O primeiro viu aumentada a potência e a autonomia (300 km), enquanto o segundo consegue andar 50 km em modo elétrico.

Quanto às próximas novidades, temos o Tesla Model 3, com o primeiro modelo compacto da marca a garantir cerca de 350 km de autonomia e outra que permite 500 km. Chega dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e a velocidade máxima fixa-se nos 209 km/h. Os preços, em Portugal, deverão situar-se nos 40 mil euros.

Já o Audi-e-tron quattro promete uma autonomia na casa dos 500 km, com uma potência de 430 cv e um registo dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos.

Noutro segmento, o Nissan Leaf tem chegada anunciada para janeiro, com autonomia de 400 km, uma bateria que demora 16 horas a ser carregada numa tomada convencional de 3kWh e oito horas num posto público. Num posto de carregamento rápido demora 40 minutos até atingir 80% de carga.

Com uma autonomia ainda maior, o Opel Ampera-e, rola até aos 520 km, tem uma potência de 204 cavalos e uma velocidade máxima limitada a 150 km.

O Honda Clarity Ev chega ao mercado português equipado com uma bateria de 25,5 kwh, e uma potência de 161 cavalos.

A Mercedes aposta no EQC, com dois motores elétricos, um em cada eixo, uma potência de 270 cavalos e uma autonomia de cerca de 400 km, com tração integral.

Lisbon Mobi Summit

Experimentar é na Central Tejo

Ver e experimentar carros elétricos vai ser possível a 27 e 28 de janeiro, no warm-up da Lisbon Mobi Summit, na Central Tejo.

O arranque da iniciativa do Global Media Group, sobre a mobilidade no futuro, tem início a 26, com uma sessão plenária. No fim de semana, o público pode inscrever-se para participar. Antecipar as tendências da mobilidade, nos domínios do transporte, cidades, tecnologias, negócios e da cidadania, é o objetivo.

Uma conferência internacional

Em setembro, Lisboa vai ser o palco internacional da mobilidade do futuro, com o arranque da conferência anual da Lisbon Mobi Summit. Com a ambição de se expandir a outras geografias, a Lisbon Mobi Summit vai reunir especialistas nacionais e internacionais, empresas, startups nas áreas da mobilidade e da energia, académicos e gestores de topo. O evento, patrocinado pela EDP, terá caráter anual.

Global Media Group lança Global Mobi Award

O GMG vai lançar o Global Mobi Award, uma espécie de óscares da mobilidade, para premiar projetos neste domínio.

O lançamento do prémio será feito no dia 26, no primeiro dia do warm-up da Lisbon Mobi Summit, disse o COO do Global Media Group, José Carlos Lourenço, no dia 12, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, realizada na sede da EDP. O galardão deverá ter uma regularidade anual.

A Lisbon Mobi Summit é uma iniciativa que pode ser seguida em www.lisbonms.com

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