Dívida soberana

Intervenção recorde do BCE beneficia moeda única

Intervenção recorde do BCE beneficia moeda única

O euro segue esta segunda-feira a valorizar face ao dólar, ao apreciar 1,55 por cento, no dia em que o Banco Central Europeu anunciou uma compra "recorde" de dívida pública de países da zona euro.

Pelas 17.05 horas de Lisboa, o euro valia 1,4455 dólares, acima dos 1,4235 dólares a que negociava na sexta-feira, sensivelmente à mesma hora, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.

O BCE anunciou esta segunda-feira que na semana passada comprou 22 mil milhões de euros de obrigações de dívida pública da zona euro, entre as quais, de Portugal, Itália e Espanha.

De acordo com a Bloomberg, este valor semanal é o mais elevado de sempre, superando os 16,5 mil milhões de euros que a instituição financeira tinha gasto na primeira semana deste programa de compra de activos, em maio de 2010.

De acordo com a agência de informação financeira, a instituição liderada por Jean-Claude Trichet decidiu, no início de Agosto, relançar o programa de aquisição de dívida pública, nomeadamente, italiana e espanhola, dois países fortemente pressionados pelos mercados financeiros.

Desde que o programa de compras de obrigações foi lançado, em Maio, o BCE já comprou obrigações de países em risco no valor 96 mil milhões de euros, o que ajudou a aliviar alguma tensão nos mercados de títulos soberanos, nomeadamente, de Itália, Espanha e Portugal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG