Impostos

Já validou todas as faturas para o IRS? Atenção que o prazo está a terminar

Já validou todas as faturas para o IRS? Atenção que o prazo está a terminar

O reembolso a receber do Fisco depende em boa parte da correta validação das suas faturas no Portal das Finanças. Já só tem dez dias para o fazer.

O prazo para poder validar as suas faturas no Portal das Finanças para efeitos de IRS está quase a terminar - o fecho dos processos fiscais é no dia 25 de fevereiro. Para beneficiar de todas as deduções à coleta a que terá direito no acerto das contas com a Autoridade Tributária, há um passo fundamental: visitar o portal e-Fatura.

Há 11 categorias disponíveis para as suas faturas pendentes: saúde, educação, restauração, alojamento, lares, habitação, reparação de automóveis, reparação de motociclos, passes mensais, cabeleireiros, despesas gerais familiares e atividades veterinárias.

Uma boa parte das faturas - o prazo para as validações termina no dia 25 deste mês - já deverá estar encaixada automaticamente nas suas respetivas categorias, mas, atenção, pode ser necessário validar de forma manual as que ficaram suspensas. Há faturas, por exemplo, em que é necessário esclarecer qual o tipo de despesa que está em causa, já que um mesmo emissor de faturas pode ter várias atividades tributáveis.

Por outro lado, o Fisco aconselha que o contribuinte verifique se todas as faturas emitidas em seu nome foram efetivamente comunicadas às Finanças pelas entidades que as passaram.

Muitos fiscalistas recomendam ainda que, para tirar o máximo partido do IRS, deve confirmar que todas as despesas estão inseridas no portal nas categorias corretas. E atenção às faturas de despesas com dependentes, que podem precisar de revisão ou de validação manual.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG