Economia

Levantamento do sigilo bancário subiu 700% em 2011

Levantamento do sigilo bancário subiu 700% em 2011

O fisco conseguiu levantar o sigilo bancário em 203 casos no ano passado, sete vezes o número conseguido em 2010, e as denúncias de infrações fiscais aumentaram significativamente, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

O governante, que está a ser ouvido no Parlamento perante a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública sobre o relatório de combate à fraude e evasão fiscal, destacou alguns dos resultados alcançados este ano e em 2011.

No caso do sigilo bancário, Paulo Núncio considera estas decisões "uma evolução face a 2010".

"Em termos de levantamento de sigilo bancário, houve uma evolução face a 2010. Ascenderam a 203 decisões, quando em 2010 essas decisões haviam sido apenas 29", disse o responsável pela pasta dos Assuntos Fiscais.

Em relação às denúncias, Paulo Núncio diz que no ano passado "houve um aumento significativo das denúncias por infração fiscal".

O Governante considerou ainda que em 2011 "os resultados no combate à fraude e evasão fiscal foram bastante positivos" e que "cerca de 70% das medidas previstas no plano já foram ou objeto de concretização ou aprovadas", tais como o agravamento das molduras penais para crimes mais graves.