PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Maioria dos portugueses têm visão negativa da economia nacional

Maioria dos portugueses têm visão negativa da economia nacional

A esmagadora maioria dos portugueses que responderam ao inquérito do Eurobarómetro sobre "Clima Social" têm uma visão negativa da situação económica em Portugal e do emprego.

Segundo o Eurobarómetro, divulgado esta sexta-feira, 98% dos portugueses consideraram que a situação económica em Portugal é má, mais 2% do que no ano passado.

Este valor só é ultrapassado pelo da Grécia (100%) e é igual ao de Espanha, sendo a média da União Europeia (UE) de 68%.

Segundo a sondagem, 97% dos portugueses disseram ser má a situação de emprego no país, o terceiro pior depois da Grécia e da Espanha (ambos com 99%) e acima da média da UE (76%).

Em relação ao apoio a desempregados, 85% dos portugueses responderam estar descontentes com a atual situação (52% na média da UE), uma percentagem abaixo da Grécia (97%) e acima da Espanha (70%).

Neste indicador, a Hungria e a Bulgária apresentam, respetivamente, valores de descontentamento na ordem dos 89% e 78%.

A maioria dos inquiridos em Portugal (60%) considera ainda que a situação vai piorar no próximo ano, acima dos 40% da média europeia.

Por outro lado, 89% dos portugueses mostraram má opinião sobre o atual estado do sistema de pensões (UE 55%), resultado apenas ultrapassado pela Grécia (97 %).

As perspetivas para o próximo ano são maioritariamente más (62% consideraram que vai piorar, contra 4% que estavam otimistas e 26% que responderam que nada se alterará).

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) mereceu avaliação negativa de 64% dos inquiridos (UE 37%), contra 35% que se disseram satisfeitos (UE 62%).

No entanto, metade dos inquiridos consideraram que o SNS vai piorar no próximo ano (UE 32%) e apenas 5% dos portugueses responderam que vai melhorar (UE 12%).

O Eurobarómetro revelou ainda que Portugal apresenta o terceiro pior índice de clima social (-3,2%), atrás da Grécia (-5,8%), Hungria e Roménia (ambos com -3,8 por cento). A média da UE é de -0,8%.

A Euroteste realizou em Portugal 1001 entrevistas, entre 2 e 17 de junho, com um nível de confiança de 95%.