Economia

Manifesto Moda mostra inovação na Colômbia

Manifesto Moda mostra inovação na Colômbia

À primeira vista, trata-se de uma simples t-shirt branca, básica, apenas decorada por um desenho de um lobo marinho. Mas se a trouxer cá para fora e a puser ao sol aparece o esqueleto do animal a tinta fosforescente.

O uso no vestuário corrente de tinta que reage aos raios UV proporciona efeitos muito divertidos e é uma das muitas e surpreendentes propostas que a Manifesto Moda, de Paulo Gomes,trouxe para a ColombiaModa, em Medellín, que, por sugestão da Seletiva Moda,inaugurou este ano,pela primeira vez,um espaço dedicado aos texteis técnicos. Aqui, os expositores portugueses estão em larga maioria, sinal que, no que toca à inovação tecnológica no sector, Portugal é já e claramente o segundo país mais avançado do mundo, logo a seguir à Alemanha.

Popularizar e massificar as novas e espantosas tecnologias até agora reservadas a fatos de bombeiros ou fardas de corpos especiais de polícia, é o objetivo da Manifesto Moda, empresa criada por Paulo Gomes quando resolveu pôr um ponto final a um período de nove anos de trabalho na Moda Lisboa.

"Estamos a trazer para a roupa do dia a dia novas funcionalidades até agora usadas, essencialmente, em áreas como a saúde, desporto ou indústria automóvel", explica Paulo Gomes, ex-editor da Elle que assume o projecto Manifesto Moda como uma plataforma onde se encontram designers, negócio e resultados da investigação da Universidade do Minho e do CITEVE, o centro tecnológico da indústria têxtil e de vestuário.

Fazer t-shirts divertidas, como a do lobo marinho com esqueleto revelado pelo sol, não é o unico aproveitamento das tintas reagentes aos raios UV. A Manifesto Moda está a usar a tecnologia na área do branding e fechou contrato com o grupo Pestana para fornecer peças de roupa (polos, aventais, por exemplo) em que o logo do grupo aparece à luz do sol.

Esta tinta é apenas um exemplo do largo leque de novas e surpreendentes funcionalidades que Paulo Gomes está a importar e combinar na roupa do dia a dia, como o inovador tratamento anti-mosquito fixado nas fibras que resiste a 40 lavagens. Ou seja, o efeito repelente não desaparece à primeira passagem pela máquina de lavar, como quando era assegurado por micro-cápsulas.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG