PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Maus pagadores do gás e eletricidade vão para "lista negra"

Maus pagadores do gás e eletricidade vão para "lista negra"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, defendeu, esta quinta-feira, que a criação de uma lista de maus pagadores na luz e no gás é "normal acontecer quando se quer liberalizar o mercado", e que o objetivo é "criar maior transparência".

"A criação [da lista de maus pagadores] pretende criar maior transparência no funcionamento do mercado para que todos os operadores que concorrem com o incumbente possam saber a natureza e o perfil do cliente de maneira a que possa rapidamente ter uma noção mais adequada do preço e do contrato a propor, em função da sua natureza", afirmou hoje António Mexia, quando questionado sobre a intenção do Governo de criar uma "lista negra" para quem não paga contas da luz e gás.

Em declarações aos jornalistas, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados relativos ao primeiro semestre, o presidente da EDP disse que "é normal acontecer quando se quer liberalizar o mercado".

Ainda assim, acrescentou, desde 2007, não tem havido "nenhuma alteração significativa" nos níveis de incumprimento no pagamento das faturas.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Diário Económico, os portugueses que devem mais de 75 euros de eletricidade ou gás vão passar a ter o nome numa "lista negra" a ser criada pelo Governo, adiantando que esta foi uma exigência dos operadores, numa altura em que vai arrancar a liberalização do mercado.