Economia

Merkel alerta que há "bastante trabalho" pela frente até acordo global

Merkel alerta que há "bastante trabalho" pela frente até acordo global

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse, à chegada a Bruxelas, que há ainda "bastante trabalho" pela frente até os líderes europeus concluírem um acordo global de combate à crise na Zona Euro.

"A reunião de hoje é certamente importante, mas ainda temos diversos problemas para resolver. O trabalho ainda não está feito, mas certamente que todos viajam até Bruxelas com o intuito de conseguirmos avanços importantes", disse Angela Merkel na capital belga.

Os líderes europeus encontram-se, esta quarta-feira, primeiro a 27, num Conselho Europeu que decorrerá entre as 18.00 horas e as 19.00 horas locais (menos uma hora em Portugal continental), seguindo-se então a decisiva cimeira a 17, apenas dos líderes da Zona Euro, com início previsto para as 19.15 horas.

Nessa cimeira a 17, a missão que os chefes de Estado e de Governo têm pela frente, antes da abertura dos mercados na quinta-feira, é encontrar compromissos que permitam "salvar" a Grécia - designadamente através de um perdão parcial, mas muito significativo, da sua dívida, no quadro de um segundo programa de ajuda -, proteger os bancos, por meio de um plano de recapitalização que poderá superar os 100 mil milhões de euros, e aumentar as "defesas" da Zona Euro, através do reforço da capacidade do fundo de resgate.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG