O Jogo ao Vivo

Lisboa

Milhares de pessoas em manifestação da CGTP em defesa de melhores salários

Milhares de pessoas em manifestação da CGTP em defesa de melhores salários

Milhares de manifestantes de todo o país estão este sábado a encher a praça Marquês de Pombal, em Lisboa, na ação nacional convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) para exigir melhores condições laborais.

De máscara colocada e empunhando cartazes, os manifestantes iniciaram marcha pelas 15 horas em direção à praça dos Restauradores, sob o lema "Avançar é Preciso! Aumento geral dos salários - 35 horas para todos - erradicar a precariedade - Defender a contratação coletiva.

A organização estima que estejam a participar nesta ação cerca de 20 mil pessoas vindas de todo o país, em mais de 50 autocarros e em dois comboios, provenientes do Porto, a par dos que se deslocaram a Lisboa de transportes públicos ou em transporte próprio.

A CGTP marcou este protesto por considerar "urgente dar resposta às reivindicações dos trabalhadores, do setor público e do privado, resolvendo os problemas estruturais do mundo do trabalho - há muito identificados -, e cuja resolução se tem arrastado ao longo dos anos - baixos salários, precariedade, desregulação dos horários, normas gravosas da legislação laboral, entre outros".

Segundo a central sindical, a situação atual "exige a adoção de uma política que valorize o trabalho e os trabalhadores, nomeadamente com o aumento geral dos salários e das pensões, a valorização das carreiras e profissões, a erradicação da precariedade, as 35 horas para todos sem redução de salário e o combate à desregulação dos horários, a revogação das normas gravosas da legislação laboral".

A CGTP reivindica um aumento de 90 euros para todos os trabalhadores e a fixação de 850 euros para o salário mínimo nacional a curto prazo como forma de fomentar o crescimento económico.

A manifestação nacional da CGTP termina com uma intervenção político-sindical da secretária-geral, Isabel Camarinha.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG