Economia

Ministro da Economia convoca parceiros sociais para apresentar novas medidas

Ministro da Economia convoca parceiros sociais para apresentar novas medidas

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, convocou os parceiros sociais para discutir as novas medidas de austeridade decididas pelo Governo para compensar o recuo à Taxa Social Única.

A reunião não foi anunciada oficialmente, mas foi confirmada pelo presidente da CAP, João Machado, e por uma fonte da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

Álvaro Santos Pereira deverá apresentar aos parceiros as medidas de austeridade que deverão ser anunciadas ainda esta tarde pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, em conferência de imprensa.

No encontro com o ministro da Economia deverão estar representantes do patronato, através das confederações de agricultores (CAP), indústria (CIP), turismo (CTP), comércio e serviços (CCP) e dos sindicatos.

Desde a semana passada que se aguarda que o Governo anuncie medidas alternativas para compensar o abandono da proposta de aumento das contribuições da Segurança Social dos trabalhadores.

Estas medidas foram acordadas no final da semana passada em conversações com a 'troika', segundo o porta-voz para os Assuntos Económicos da Comissão Europeia, Simon O'Connor. O porta-voz escusou-se contudo a revelar o teor destas medidas, notando que cabe ao Governo português a sua divulgação formal.

Depois de o Governo recuar na proposta relativa às contribuições para a Segurança Social, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugeriu que as novas medidas poderão passar por um aumento de impostos.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG