Reino Unido

Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico assegura que relações de Cameron e Sarkozy são "muito boas"

Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico assegura que relações de Cameron e Sarkozy são "muito boas"

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, assegurou este domingo que as relações entre o primeiro-ministro, David Cameron, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, eram "muito boas" e continuam a sê-lo, apesar do "não" britânico esta semana em Bruxelas.

"Desde a Segunda Guerra Mundial que as políticas externas da Grã-Bretanha e de França nunca eram tão próximas como este ano", declarou William Hague à estação televisiva Sky News, referindo-se à intervenção na Líbia, na qual os dois países participaram.

Hague falou também da "grande solidariedade" expressa por Paris no momento do ataque à embaixada do Reino Unido, a 29 de Novembro em Teerão.

"Isso continua e vamos ter uma cimeira Reino Unido/França nas próximas semanas", prosseguiu o chefe da diplomacia britânico, garantindo que as relações entre Cameron e Sarkozy são "muito boas".

Na sexta-feira, após a recusa de David Cameron em aceitar uma revisão dos Tratados da União Europeia, Nicolas Sarkozy referiu-se a "condições inaceitáveis" colocadas por Londres.

"Estive com eles na reunião de quinta-feira à tarde, antes dessas negociações e é claro que eles têm relações francas, mas boas e calorosas, e isso vai continuar", assegurou William Hague.