Óbito

Morreu o gestor Manuel Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Galp

Morreu o gestor Manuel Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Galp

Manuel Ferreira de Oliveira, antigo professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e ex-presidente executivo da Galp e da Unicer, morreu este sábado, com 70 anos.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP, em 1971, a carreira de Ferreira de Oliveira passou em grande parte pelo setor da energia, primeiro na Petrogal e depois na Galp Energia, de onde saiu em 2015, aos 66 anos.

A carreira de Ferreira de Oliveira passou em grande parte pelo setor da energia, primeiro na Petrogal e depois na Galp Energia, de onde saiu em 2015, aos 66 anos. Durante 15 anos, entre 1980 e 1995, trabalhou na Venezuela e no Reino Unido, em várias empresas ligadas à indústria petrolífera, como a PDV - Petróleos de Venezuela e a BP. Em 1995 regressou a Portugal para assumir a presidência da Petrogal, onde permaneceria até ao ano 2000, altura em que passou a liderar a Unicer. Em 2006 assumiria a presidência executiva da Galp Energia. Mais recentemente, entre 2016 e 2019, foi presidente da Comissão de Remunerações da Caixa Geral de Depósitos.