Transportes

Motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro em greve a 6 de novembro

Motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro em greve a 6 de novembro

Os motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro, distrito de Setúbal, vão, "pela primeira vez", juntar-se à luta do setor e fazer greve a 6 de novembro.

Em comunicado, Manuel Oliveira, do Sindicato Nacional dos Motoristas, refere que a greve terá início "desde o 1.º serviço destes trabalhadores até às 12.00 horas" de 6 de novembro.

Nesse dia, os trabalhadores realizam também um plenário para decidir novas formas de luta.

Esta greve surge após a decisão tomada, na quarta-feira, numa reunião que juntou 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do setor dos transportes.

Na reunião, os trabalhadores decidiram avançar com uma manifestação nacional, em Lisboa, a 9 de novembro e com uma quinzena de greves, a começar a 25 de outubro e terminar a 8 de novembro.

Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

Além da greve dos motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro, já estão também agendadas as paralisações dos CTT, a 25 de outubro, do Metropolitano de Lisboa, a 31 de outubro e da Transtejo e Soflusa, de 2 a 9 de novembro, três horas por turno.