Economia

Ninguém fiscaliza carne, ovos e peixe que comemos

Ninguém fiscaliza carne, ovos e peixe que comemos

Carne, mel, leite, ovos e peixe de aquacultura que comemos estão sem qualquer tipo de fiscalização. A Deco fala em "perigo para a saúde pública". A APDC exige explicações da ministra da Agricultura.

"Em janeiro e fevereiro não fizemos qualquer recolha de amostras para conferir se os produtores estão ou não a contaminar, com substâncias ilegais, as carnes, leite, ovos, mel e peixe. Em março foram feitas muito poucas recolhas de amostras - talvez umas 600 -, mas apenas no Centro e Sul do país. E desde então para cá estamos entregues à nossa sorte. É o que Deus quiser. Não há qualquer controlo. Ninguém pode garantir se o que andamos a comer está ou não contaminado por, por exemplo, medicamento proibidos ou produtos de crescimento rápido, que são muito bons para quem quer obter lucros imediatos, mas prejudiciais para a saúde humana", disse, ao JN, uma fonte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Instado reiteradamente pelo JN a pronunciar-se sobre este assunto, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território limitou-se a fornecer dados da fiscalização de 2011, recusou fornecer elementos de 2012, mas não desmentiu que se esteja, neste momento, sem qualquer controlo.

Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa

Outras Notícias