Prémios

Norte Empreendedor distingue oito projetos inovadores

Norte Empreendedor distingue oito projetos inovadores

A saúde e bem-estar e a sustentabilidade ambiental são as áreas privilegiadas pelos oito empreendedores que nesta terça-feira receberam os prémios Norte Empreendedor.

Os vencedores dos prémios Norte Empreendedor são oito dos 1000 empreendedores e empresários que participaram nas sessões coletivas de "mentoring" e "coaching" que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) levou a cabo, ao longo dos últimos dez meses, em todas as oito subregiões NUT III nortenhas, no âmbito do projeto Novo Rumo a Norte (NRN). Cada projeto recebeu 5000 euros. A entrega dos galardões foi realizada durante o jantar na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

Os jurados mostraram-se sensíveis ao facto de os oito projetos vencedores "estarem focados em duas grandes áreas da atividade humana que estão no centro da agenda mundial: a qualidade de vida e o ambiente", destaca Luís Miguel Ribeiro, que presidiu ao júri e é vice-presidente da AEP.

EmpreendedorIdeia de negócioDescrição do projetoAna PaisHoney CapsuleProdução de microencapsulados de mel. Alternativa natural e mais saudável ao açúcar refinado.Cláudia AzevedoSPIMRastreio de permeabilidade intestinal de moléculas, usando um modelo triplo de co-cultura celular, agilizando atividades de I&D da indústria farmacêutica.Guilherme PereiraPeanut&Honey Ento BarProdução de barra alimentar incorporando insetos, alternativa ecologicamente sustentável à carne animal e fonte de proteínas equivalente, rica em vitaminas e aminoácido.Hugo BaganhaiCitiesPlataforma digital interativa de apoio à gestão inteligente das cidades, com indicadores ambientais em tempo real recolhidos através de sensores low-cost instalados em espaços públicos e privados.Miguel LealYogurtNestProdução de iogurteira doméstica que permite produzir iogurte ao preço do leite e dispensa uso de embalagens plásticas.Pedro GuedesConfortsoleSistema para melhorar o conforto dos sapatos de saltos altos. Reduz o incómodo em 50% e está em fase de testes.Pedro MendesSpawnfoamDesenvolvimento de biocompósito a partir de resíduos orgânicos e subprodutos agroflorestais. Viabilidade confirmada com produção de vasos biodegradáveis que melhoram a plantação de vegetais.Raquel CarvalhoMy BalanceProdução de desodorizante em stick, 100% natural, sem ingredientes nocivos aos utilizadores, com certificação biológica pela Ecocert. Alternativa aos produtos convencionais, à base de químicos.

Entre as candidaturas finalistas, houve representantes de sete das oito sub-regiões NUT III do Norte. A Área Metropolitana do Porto obteve seis dos prémios, sendo que os dois restantes foram atribuídos às comunidades intermunicipais do Ave e do Alto Tâmega.

O projeto "Novo Rumo a Norte" (NRN) é "uma iniciativa - cofinanciada pelo programa Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - que nos últimos dois anos e meio permitiu a mais de 2000 pessoas, entre empresários, empreendedores, gestores e técnicos das associações empresariais representativas das oito sub-regiões NUT III nortenhas aceder a informação empresarial com valor estratégico e beneficiar de ações de capacitação para a ativação de negócios enquadrados na Estratégia Regional de Especialização Inteligente".

PUB

Os premiados foram avaliados através de um "pitch" (curta apresentação de 90 segundos), levando a que os projetos fossem muito diferentes entre si. Alguns focaram-se na saúde, como a produção de microencapsulados de mel. Outro dos projetos inseria-se num sistema de conforto do calçado.

Na cerimónia, foram igualmente distinguidos oito empresários nortenhos pela sua carreira e exemplo dado aos empreendedores mais novos.

Alto MinhoLuciano Peixoto (Casa Peixoto)Alto TâmegaAntero Santos Pereira (Anteros)Área Metropolitana do PortoAlberto Machado Ferreira (Intraplás)AveAlbano Coelho Lima (Lameirinho)CávadoAntónio Rodrigues (Casais)DouroTomás Espírito Santo (Norvia)Tâmega e SousaÁlvaro Carrilho Belo (Indumeca)Terras de Trás-os-MontesLuís Manuel Afonso (Afonso, Lopes & C.ª/ Moagem do Loreto)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG